Você trabalha em uma área com risco de explosão devido à presença de produtos inflamáveis? Esses locais são chamados internacionalmente de áreas classificadas ou atmosferas explosivas. De acordo com a classificação, elas exigem ferramentas com padrões específicos.

Áreas classificadas

São todas aquelas com presença de substâncias como vapores, gases, poeiras ou fibras inflamáveis, que podem pegar fogo ou causar explosões. Existem três tipos, conforme o grau de inflamabilidade:

  • Zona 0: há uma mistura potencialmente explosiva entre gás e ar, presente no local de forma contínua ou por longos períodos de tempo.
  • Zona 1: há uma mistura de gás/ar potencialmente explosiva, presente no local apenas durante o funcionamento de um equipamento ou processo de produção.
  • Zona 2: a mistura potencialmente explosiva está presente apenas por curtos espaços de tempo.

Atmosferas explosivas

São espaços com ampla atividade de manipulação de substâncias inflamáveis em forma de gás, vapor ou poeira, que apresentam alto risco de explosão.

Geralmente se referem a áreas industriais que envolvam extração ou refino de petróleo, minas, superfícies abaixo do piso das indústrias, etc. Mas também podem envolver negócios menores, como empresas de transporte rodoviário de combustível ou gases, ou empresas de envase de gás.

Após o trabalho de classificação de áreas de uma empresa, verifica-se se em alguma delas há ou não uma atmosfera explosiva.

Operações de aperto em áreas classificadas

Em quaisquer operações de aperto em áreas classificadas, a indicação da chave de impacto conforme a zona é baseada na temperatura superficial máxima que a ferramenta pode alcançar, tanto em seu funcionamento normal quanto no caso de falha.

Qualquer pequena faísca pode ser fatal, o que exige proteção inclusive contra gases com baixíssima temperatura de ignição.

Para esses casos, a Chicago possui uma linha de chaves de impacto com certificação internacional ATEX, que regulamenta quais equipamentos e condições de trabalho são necessários para preservar a saúde e segurança dos trabalhadores em áreas classificadas. Tratam-se das chaves de impacto de ½” (CP6748EX-P11R), ¾” (CP6768EX-P18D) e 1” (CP6778EX-P18D).

Vale destacar que essas ferramentas somente podem ser consideradas à prova de explosão quando usadas com soquetes especiais de liga de bronze, que evitam a formação de fagulhas e faíscas.

chicago_pneumatic_ferramentas-industriais_expert_daniel_dacal

Este artigo foi relevante para você?

Clique na estrela para avaliar

Média / 5. Total de votos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *